sexta-feira, abril 22, 2005

 

Habitação Social

Decorreu nos dias 14 e 15 deste mês, o primeiro Congresso sobre Habitação Social em Tomar que contou com 450 participantes.

Foi o maior evento jamais organizado em Portugal na área da Habitação Social.

Portugal iniciou em 1933 políticas públicas em matéria de habitação social, com o Programa das Casas Economicas, mas desde então muita coisa mudou por cá..

Muita reflexão há a fazer antes de se continuar a construção social "guetizada", sem qualidade residencial ou sustentabilidade, sobretudo pela importância da habitação social enquanto meio para uma verdadeira inserção social e para um desenvolvimento social e economico.

A conservação do edificado constitui uma das preocupações, quer pela propria (in)existência quer pela qualidade de vida afectada que lhe está inerente.

Urge encontrar modelos de financiamento para a habitação social, quer à sua (re)construção, reabilitação, manutenção, mas também modelos, ou novos desafios se assim preferirem, na gestão dos conflitos, no acompanhamento social, na proximidade necessária desse acompanhamento e por aí fora... Um leque de problemas a necessitar de um leque de respostas.

Repensar a habitação social é um Objectivo para Portugal nos próximos tempos, sob pena de termos condomínios dos ricos fechados pela polícia e termos condomínios dos pobres fechados à polícia.. os extremos nunca serviram ninguém.

Aos organizadores do Congresso aqui ficam os parabéns pela iniciativa.

Comments:
Very cool design! Useful information. Go on! »
 
This is very interesting site... video editing schools
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?