quinta-feira, abril 21, 2005

 

O 1.º Dia do Choque

É hoje o 1.º dia do muito falado e tão ansiado "Choque Tecnológico"!

Será hoje aprovada em Conselho de Ministros a primeira medida do "pacote": Choque Tecnológico. O Governo demonstra assim que as suas bandeiras eleitorais são mesmo para cumprir, o que é um bom princípio.

Porém, o problema é sempre o mesmo... Não há medida anunciada que não traga consigo um estudo ou uma comissão. Desta vez, e dada a importância estratégica da matéria, a comissão de estudo terá um nome mais pomposo: "Unidade de Coordenação do Plano Tecnológico".

Ninguém discute que é crucial para o desenvolvimento do nosso país e, em especial, para o aumento da nossa produtividade e competitividade, que haja uma verdadeira aposta no desenvolvimento e na inovação tecnológica e científica.
Porém, a história do choque tecnológico soa a "muita fruta e pouco sumo".

Como sempre, sabe-se qual o fim a atingir, o grande problema são os meios para chegar até lá. E como não sabe esta parte fundamental, o Govero cria mais uma entidade para estudar, coordenar, etc., etc., a matéria em causa.

Todos estamos de acordo que as reformas estrututrais para o país devem ser devidamente pensadas e estudadas, mas não parece haver critério pois, até agora, para cada coisa nova que pretende implementar, a primeira medida deste Governo foi sempre criar uma comissão para estudar o caso.

Este 1.º dia do "Choque", para além da criação da tal "Unidade de Coordenação", fica marcado ainda por uma 1.ª medida concreta: a (re) introdução dos benefícios fiscais para as empresas que invistam em investigação e desenvolvimento.
Não é novidade, mas é uma boa medida!

Grande 1.º dia! Viva o Choque Tecnológico!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?