quarta-feira, maio 25, 2005

 

Não ao aumento dos impostos!

Como é que o 1º Ministro, José Sócrates, diz hoje no debate da Assembleia da Republica que não há muitas opções para reduzir o défice??!! A não ser pelos Impostos???

Disse em campanha que não iria aumentar impostos!! E nestes últimos dias, o que se tem dito é exactamente o contrário. Diz que tem "consciência do efeito nocivo do aumento dos impostos", mas mesmo assim prevê-se um aumento do IVA para 21%!! Diz "durante a última semana analisamos todas as alternativas e parece-nos que o aumento do IVA é a que tem menos efeitos nocivos! O aumento do IVA fica afecto à Segurança Social." E de que serve esta ressalva? Com o aumento dos impostos, a situação agrava-se novamente para os mesmos: para aqueles que não podem "escapar" ao pagamento dos impostos!

Esta medida é a "saída mais fácil"! É a decisão mais linear, sem grande trabalho... Penso sinceramente que a solução para Portugal não passa por aqui! As mudanças têm de ser estruturais e não pontuais!

Sr. Ministro, o que tem de fazer é enveredar pela efectiva resolução do problema:
Combater a evasão fiscal!

Nos EUA, todos sabemos que quem não paga o IRS está sujeito a que um funcionário do IRS lhe bata à porta e nessa altura, pode efectivamente ficar sem a sua casa. Em Portugal, todos vivemos na ilusão e com o sentimento de que aquele que não paga é quem é o "esperto". Porque é que a florista não paga ou paga impostos muito baixos? Ou o proprietário de um qualquer café/restaurante? (para citar apenas um pequeníssimo exemplo). Com esta mentalidade não evoluimos... Continuamos a enganar-nos a nós próprios...

Sr. Ministro, quer continuar a enganar-se a si próprio e a todos nós?

Comments:
Estamos lixados.
Afinal com Sócrates a repetir o distinto Fujão de Bruxelas.
Parece-me que só volto a votar quando aparecer algué semelhante ao Marquê sde Pombal.
Nada a fazer.
Damásios e Bibis (por acaso ambos ligados ao Benfica),podem estar/continuar descansados.
 
Vale, ser incompetente no governo mas manter cartão PS.
"A democracia é uma coisa boa/
não há quem diga que não/
Sem ele não se sabia/
que havia tanto ladrâo/
(livro de coronel exército)
 
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »
 
Best regards from NY! film editing classes
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?