quarta-feira, julho 13, 2005

 

TUDO AQUÉM!!

Ontem o Governador do Banco de Portugal veio afirmar a baixa previsão para o crescimento da economia do país. A estimativa é que o PIB cresça apenas 0,5%, quer isto dizer, menos de metade do crescimento registado no ano passado e menos um terço da última previsão do BP, que em Dezembro passado apontava para um crescimento de 1,6% para este ano.

Estas previsões divulgadas sobre o desempenho da economia demonstram também que em 2006 o crescimento do PIB deverá ficar aquém de anteriores previsões, não devendo ir além de 1,2% o que vem contrariar a previsão, anteriormente feita pelo BP, de uma expansão de 2%.

Relativamente às exportações portuguesas, a previsão é que subam apenas 2,7%, ficando aquém dos 7,5% previstos em Dezembro e também menos que o crescimento efectivo de 2004, que se situou nos 5, 2%.

Outro aspecto importante é a perspectiva face ao investimento, é que a formação bruta de capital fixo neste ano deverá recuar 1,5% em vez de crescer os 1,7 projectados em Dezembro. Ou seja o investimento português este ano estará aquém do registado em 2004.

No entanto, o índice de preços ao consumidor deverá acelerar 2,3% este ano e 3% no próximo, o que vem contrariar as previsões anteriores de 2,1% este ano e de 2% no próximo. Tendo contribuído, para tal revisão em alta, a decisão do governo do Eng. José Sócrates de aumentar o IVA de 19% para 21%.

Realmente fica mesmo tudo muito aquém das nossas expectativas.

Mas embora este fenómeno não seja exclusivamente português, porque também ontem a União Europeia anunciou que prevê um crescimento do PIB de 1,3% na zona euro, ficando aquém dos 1,6% anteriormente projectados, não nos devemos conformar perante esta situação...

Comments:
Um cartoon para o teu post...
:O)
Banco de Portugal
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?