quarta-feira, novembro 02, 2005

 

"Politiquices"...

A corrida às presidenciais já começou a "aquecer"! Nos últimos dias o tema tem sido o facto de os candidatos serem ou não "políticos".
Por favor! Então alguém discute que os candidatos a Presidente da República sejam "políticos"? É óbvio que, ou já o são (que é o caso de quase todos os candidatos, que têm uma vida política publicamente conhecida!), ou têm, pretensão a sê-lo (como é o caso do eterno candidato Garcia Pereira!).

Mas a questão não se resume a este pequeno pormenor. É ainda mais rebuscada! A discussão (fundamental para os destinos do País, diga-se) centra-se em saber se os candidatos serão ou não "políticos profissionais"!

Mário Soares está obcecado em provar que Cavaco é um "político profissional", tal como ele o é... e tem muito orgulho nisso! Está tão obcecado que, para ele, a questão do futuro referendo ao aborto, essa sim, trata-se de "politiquice"!! Sinceramente, Sr. Mário!

Que Mário Soares durante toda a sua vida tenha sido sempre político de profissão, foi a sua opção e aparentemente orgulha-se dela. Tem razões para isso. Ocupou todos os cargos que poderia ter ocupado em democracia. (Mas pelos vistos 10 anos em Belém não foram suficientes e já está com saudades do Palácio!)

Quanto a Cavaco Silva ninguém discute que se trata de alguém que desempenhou um papel muito importante na política portuguesa e no País. Mas toda a gente sabe que ele tem e sempre teve uma vida profissional para além da política. Todos sabem que é Economista e professor universitário e que sempre foi reconhecido, também, a esse nível.

Infelizmente, de Soares não se pode afirmar o mesmo.
Mas numa coisa Soares tem razão. Parece que agora é moda dizer mal dos políticos!

Em democracia os "políticos" são os actores principais e quem decide dedicar parte da sua vida à Política deve contribuir para credibilizar a actividade política e dar confiança aos eleitores. Só assim poderemos reforçar a democracia.
É preciso que "a boa moeda afaste a má moeda"!

Com a sua atitude perante estes ataques, Cavaco tem mostrado que está preparado para ser Presidente da República, estando à altura nas respostas a todas as "politiquices"...

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?